quarta-feira, 24 de junho de 2009

ESCOLA DARCY RIBEIRO NO AMAZONAS

Aconteceu no dia 22 de junho de 2009 o I Congresso : Educação,Cidadania e Democracia, no auditório da UFAM (Faculdade Federal do Amazonas) na cidade de Humaitá- AM .
Foram enviados a Comissão Científica do NEPEDH/UFAM três Artigos Científicos das Especialistas sa sala de Recursos Multifucionais e uma momografia da vice- gestora com as seguintes temáticas: 1-Acessibilidade: Um Direito de Todos. Maria de Lourdes Sousa Santiago Lima; 2- A Prática Pedagógica com Alunos Surdos ao Longo da História. Pedrolina França de Oliveira Neta; 3-A Escola Inclusiva: Um Sonho Possível. Geanilce Camilo Ferreira.
Para a surpresa desta escola todos os trabalhos encaminhados foram selecionados pela Comissão Científica e convidados para apresentação no dia 22 de junho de 2009 no Congresso da Universidade Federal do Amazonas.
A vice-gestora da E.M.E.F. Senador Darcy Ribeiro Geanilce Camilo que apresentou através de comunicação oral um artigo intitulado "Escola Inclusiva: Um sonho possível";



A professora da sala de Recursos Multifuncionais Pedrolina França apresentou um artigo com o tema:"A Prática Pedagógica com Alunos Surdos ao Longo da Históra";



E a coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais da E.M.E.F. Senador Darcy Ribeiro Maria de Lourdes que participou do evento como oficineira ministrando um mini- curso com o tema "Acessibilidade um direito de todos".

Estavam presentes também no evento, como convidados conferencistas o Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Wilson Barbosa(Gestor da E.M.E.F. Senador Darcy Ribeiro) e a técnica do Conselho Municipal de Educação Gecilda Maria de Oliveira ,que proferiram a palestra com o tema: O papel dos Conselhos Municipais de Educação na Promoção da Qualidade de Ensino.

Queremos aqui deixar registrado o quanto foi importante participarmos de um evento desta natureza, onde podemos divulgar os trabalhos desenvolvidos nesta escola, bem como na Rede Municipal de Ensino de Porto Velho.
Vale salientar que as especialistas que apresentaram os trabalhos foram convidadas por alguns Secretários Municipais de Educação que se encontravam no evento para proferirem palestras e oficinas em suas respectivas cidades do Estado do Amazonas.


Gostariamos de parabenizar a organização do evento por ter transformado a cidade de Humaitá nos dias 22 e 23 de junho em uma cidade onde o tema central era a qualidade de ensino,em especial a coordenadora do evento Sueli Aparecida do Nascimento Mascarenhas que nos recebeu muito bem na cidade que escolheu para morar, Humaitá. Parabéns!
É o Darcy no Amazonas!!!









sexta-feira, 5 de junho de 2009

VIVA A DIFERENÇA

Aconteceu na Escola Darcy Ribeiro o dia temático: Inclusão das Diferentes Diferenças, o evento foi realizado no dia 02 de junho contemplando os três turnos de funcionamento da escola. Na realidade esta temática já é trabalhada diariamente pela escola no projeto “Acolhida” que é desenvolvido no horário de entrada dos alunos.
Neste sentido, o dia 02 de junho foi a culminância do referido projeto, onde a diferença fez mesmo a DIFERENÇA.

A Cadeira de rodas não foi obstáculo para a aluna Gabriela dançar;



A baixa visão do aluno Wesley só contribuiu com sua performace na dança funk do xixi .


A deficiência intelectiva não foi impedimento para que o aluno Janisson participasse de um teatro;



Andressa e Iara com deficiências múltiplas foram as revelações do dia, além de dançar ainda participaram do teatro;


Não poderíamos deixar de registrar a participação do xodó da casa, Lucas, que de quebra trouxe a mãe para fazer uma participação especial no evento;


Diante dessa exposição só podemos dizer ( ou gritar? )
VIVA A DIFERENÇA!

Arquivo do blog